Portugal português

Há uns bons aninhos a TVI transmitia aos domingos, após o telejornal da tarde, um programa etnográfico chamado 'Portugal português'. Sempre lhe tive um ódio medonho porque sinalizava o fim do fim-de-semana e me lembrava que a procrastinação daqueles diazinhos mágicos tinha então um ponto final e havia que estudar ou fazer os trabalhos de casa. Muitas vezes tive vontade de esganar o galo de Barcelos rodopiante que aparecia no genérico. Tantos filmes de domingo à tarde que ficaram por ver...

Anos volvidos e o ódio aos domingos prevalece, embora já não tome a forma de um programa televisivo. São aqueles dias enganadores e inúteis, em que não apetece fazer nada porque na verdade há que deitar cedo visto que o dia seguinte é outra vez dia útil. Aqui na residência o espírito é muito peculiar. Damos por nós todos remelosos, em verdadeiros andrajos ou de pijama, com olheiras até aos joelhos, com desespero tatuado na cara e sem nada de construtivo para dizer.


É nestes dias que gosto de ascender ao 8º andar para jantar com os meus conterrâneos Mário, Vítor e João. São três estudantes de Geografia em Coimbra e são praticamente as únicas pessoas com quem falo em português aqui na República Checa. Os domingos são salvos pelo arroz à valenciana, pela carbonara, pelos bifinhos com cogumelos e arroz, pelo cachecol de Portugal pendurado sobre a janela e pela troca da ocasional "caralhada". (Desculpa, mãezinha!)


Não há nada como o nosso bom Portugal português, c*r*lh*! (DESCULPA MÃEZINHA!)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Portugal português"

Enviar um comentário