Vítejte v supermarketu Babylonská věž

[Welcome to Babel Tower supermarket]

Tenho aprendido ao longo da minha vida que passamos por diversos graus de dificuldades, desde as mais pequenas e insignificantes - como concluir dolorosamente que o dedo mindinho é essencial na manipulação após este ter sido degolado por uma finíssima folha de papel, até às mais profundamente desconcertantes -  como descobrir que não há papel higiénico durante um episódio de marcada soltura intestinal protagonizado num WC público. Ou então ir a um supermercado checo.

Claro que esta é uma provação circunstancial: não passo de uma rapariguita ibérica que desconhece até os rudimentos desta língua onde insistem em banir os pauzinhos mágicos de acentuação das vogais para com eles decorar as consoantes e, ao fim ao cabo, sou também e, tão somente, recém-chegada a esta nação.

Mas voltemos à narrativa. Findo o exercício supostamente infantil de fazer corresponder o pedacinho de metal correcto (vulgo "moeda") na ranhura plástica segundo as instruções numéricas (conclui que o valor 50 Kč existe simultaneamente em nota e moeda), lá dei entrada na superfície comercial propriamente dita. E foi então que percebi que ia ser uma LOOONGA manhã... Não me enganei.

Tendo em conta que as indicações acerca dos produtos a encontrar em cada secção estavam na língua do demónio, vi-me obrigada a percorrer exactamente TODOS os corredores do supermercado para ter a certeza de que não deixava nada para trás. Por outro lado, no entanto, as especificações de cada produto têm a característica de estar escritas em até cinco línguas: checo, eslovaco, esloveno, húngaro e polaco. Que bom para mim, fluente em qualquer uma delas. Not.

Foi engraçado concluir que estas condições apelam a um sentido gráfico muito mais forte no que toca à escolha final do produto, que, em última instância, envolve também uma grande componente de risco. Mas não com o meu papel higiénico Lamby, esse tem um corderinho fofinho e uma taça cor-de-rosa com o número 1, lendo-se por baixo que diz respeito a um prémio de suavidade. Em inglês. Sou incontornavelmente fã das novas tendências publicitárias.

Outro momento de conforto nesta actividade da lide doméstica foi chegar à secção da padaria. Há TANTOS tipos de pão! Mãezinha, ninguém me tira daqui... Contudo, de seguida passei pela peixaria, onde fiquei de queixo colado ao chão ao deparar com três tanques de metro cúbico cada, onde mais de 50 peixes de vinte e muitos centímetros se debatiam por espaço próprio. Eis o conceito de peixe fresco neste país. Mais tarde viria a ser testemunha do ataque a um caixeiro pelo estrebuchar intenso de um peixe vivo que uma japonesa decidiu adquirir. Escolha sábia? Duvido.

[Nota mental do dia: comer apenas peixe enlatado FORA da República Checa.]

[Nova nota mental: devia ter comprado post-its.]

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